domingo, 17 de agosto de 2008

O Número de Ouro

O número de ouro, também chamado proporção áurea, número áureo, razão áurea, divina proporção é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618.

O número PHI (letra grega que se pronuncia “fi”) é considerado o número mais belo do mundo, o símbolo da harmonia. É impressionante a quantidade de vezes em que se manifesta na natureza, no corpo humano e no universo, sendo apreciado por artistas, arquitetos, projetistas e músicos desde a antiguidade.


Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então um retângulo de ouro. Era um retângulo do qual havia proporções do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Foi desta forma que os gregos fizeram o Pathernon onde são notadas inúmeras presenças da razão áurea. As pirâmides do Egito seguem as mesmas proporções.
Phi tem este nome em homenagem ao arquiteto grego Phidias (Fídias), escultor e arquiteto encarregado da construção do Pathernon.

O número PHI vem de uma que é provavelmente a mais famosa seqüência matemática a Série de Fibonacci, criada por Leonardo Fibonacci, um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos, uma progressão famosa não só porque a soma dos termos adjacentes equivalia ao termo seguinte, mas porque os quocientes dos termos adjacentes possuíam a estarrecedora propriedade de irem se aproximando gradativamente do número 1,618, o PHI.

Exemplos de Proporção Áurea:

· Na natureza: o número de abelhas fêmeas pelo número de abelhas machos em qualquer colméia do mundo, a proporção que existe entre o raio do interior da concha da espécie de caramujo Nautilus, nos girassóis, a proporção com que diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de altura.

· No corpo humano:
Leonardo Da Vinci foi o primeiro a demonstrar a divina proporção no corpo humano.
Por exemplo: Se você dividir a distância que vai do alto da cabeça até o chão, depois dividir o resultado pela distância do umbigo até o chão, vai obter 1,618, o mesmo acontece se medir o seu braço inteiro e depois dividir pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo...

· Na matemática: No pentagrama, Pitágoras descobriu proporções matememáticas que influenciaram a arte e a arquitetura dessa época em diante. O pentagrama é obtido traçando-se as diagonais de um pentágono regular. O pentágono menor, formado pelas interseções das diagonais, está em proporção com o pentágono maior, de onde se originou o pentagrama. A razão entre as medidas dos lados dos dois pentágonos é igual ao quadrado da razão áurea.

· Nas artes: A Mona Lisa, o Homem Vitruviano, obras de Leonardo Da Vinci.

· Na música: aparece na Quinta Sinfonia de Beethoven, em sonetos de Mozart, obras de Schubert, Bartok, entre outros mestres da música clássica.

Por isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO. Porque, os historiadores descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para fazer o mundo.


Informações baseadas no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Proporção_áurea e no livro O Código Da Vinci de Dan Brown

Nenhum comentário: