domingo, 17 de agosto de 2008

Você sabe o que é um FRACTAL?

Podemos ver em http://pt.wikipedia.org/wiki/Fractal#Hist.C3.B3ria que os fractais são conjuntos cuja forma é extremamente irregular ou fragmentada e que têm essencialmente a mesma estrutura em todas as escala.

Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.

A idéia dos fractais teve a sua origem no trabalho de alguns cientistas entre 1857 e 1913. Esse trabalho deu a conhecer alguns objetos, catalogados como "demônios", que se supunha não terem grande valor científico.

Em 1872, Karl Weierstrass encontrou o exemplo de uma função com a propriedade de ser contínua em todo seu domínio, mas em nenhuma parte diferenciável. O gráfico desta função é chamado atualmente de fractal.

Podem ser classificados de acordo com sua auto-similaridade. Existem três tipos de auto-similaridade encontrados em fractais:

· Auto-similaridade exata: O fractal é idêntico em diferentes escalas.
· Quase-auto-similaridade: O fractal aparenta ser aproximadamente (mas não exatamente) idêntico em escalas diferentes.
· Auto-similaridade estatística: O fractal possui medidas númericas ou estatísticas que são preservadas em diferentes escalas.

Os fractais naturais estão à nossa volta, basta observarmos as nuvens, as montanhas, os rios e seus afluentes, os sistemas de vasos sanguíneos, os feixes nervosos, etc. Alguns exemplos são a samambaia e a cuve-flor.

Apesar de existirem por toda a natureza, estes objetos somente foram realmente estudados a fundo no século XX.
Os fractais são normalmente gerados através de computadores com softwares específicos. Os meteorologistas utilizam o cálculo fractal para verificar as turbulências da atmosfera incluindo dados como nuvens, montanhas, a própria turbulência, os litorais, e árvores. As técnicas fractais também estão sendo empregadas para a compactação de imagens através da compressão fractal, além das mais diversas disciplinas científicas que utilizam o processo.


Um comentário:

Sabrina disse...

Muito legal! Sou apaixonada por fractais, é incrível a perfeição mesmo quando são aleatórios! <3